DICA DE LIVRO: O Jeito Harvard de ser Feliz

Olá! O post de hoje do Blog do Universitário será um pouquinho diferente! Vou falar sobre um livro que terminei de ler e que gostaria muito de recomendar aqui. Muitos de vocês já devem ter ouvido falar neste título ou, pelo menos, já devem ter se deparado com ele na seção de mais vendidos de alguma livraria. O nome é “O Jeito Harvard de Ser Feliz”.

Comprei o livro despretensiosamente, após assistir a uma palestra TEDx do Shawn Achor,  um dos maiores estudiosos da Psicologia Positiva. Gostei muito da apresentação dele e quis me aprofundar no assunto, até mesmo para trazer mais informações para vocês, leitores do Blog do Universitário.

Foi então que, numa pesquisa no Google, descobri que o Shawn Achor é autor do livro “O Jeito Harvard de Ser Feliz”,  lançado no Brasil em 2012 pela Editora Saraiva. Decidi comprá-lo, apesar de não ser fã do gênero de autoajuda. Comprei, li e me surpreendi.

SINOPSE DO LIVRO 

A sabedoria popular diz que se nos empenharmos teremos sucesso, e se tivermos sucesso, então poderemos ser felizes. Se pudéssemos encontrar aquele emprego dos sonhos, ter mais uma promoção, perder aqueles três quilos, a felicidade viria. Mas descobertas recentes no campo da psicologia positiva têm demonstrado que essa fórmula funciona na verdade de maneira inversa: é a felicidade que impulsiona o sucesso, e não o contrário.

Quando somos positivos, o nosso cérebro se envolve mais, torna-se mais criativo, motivado, energizado, resiliente e produtivo no trabalho. Este não é um simples mantra vazio. A descoberta foi repetidamente comprovada por rigorosas pesquisas nos campos da psicologia e da neurociência, estudos de gestão e resultados financeiros de organizações ao redor do mundo.

Este livro não discute apenas como ser mais feliz, trata de nos ensinar a colher os frutos de uma atitude mental mais positiva que proporcione efeitos extraordinários no nosso trabalho e na nossa vida, sendo leitura obrigatória para todos aqueles que buscam a excelência em um mundo onde a carga de trabalho, o estresse e o negativismo estão cada vez maiores.

O QUE ACHEI DO LIVRO

Fiquei muito surpreso positivamente após a leitura. O Jeito Harvard de Ser Feliz não é mais um daqueles livros fajutos de auto-ajuda que só querem fortalecer essa indústria tão lucrativa. É uma obra que aborda o conceito de  Psicologia Positiva e seus 7 princípios práticos que, na visão do autor, podem trazer maior realização na nossa vida pessoal e profissional.

As ideias do autor são muito bem fundamentadas em estudos científicos e mais de 200 referências bibliográficas. A primeira parte do livro, inclusive, reúne dados e informações de diversas pesquisas sobre o assunto. Pode até parecer meio chato esse começo, por conta do conteúdo mais técnico, mas o autor tem uma maneira muito leve de escrever. Essa leveza acaba deixando a leitura agradável, além de didática. Ele não usa muitos termos técnicos, por exemplo.

SUMÁRIO

Introdução, 11

Parte 1

A psicologia positiva na prática
Descubra o benefício da felicidade
O benefício da felicidade no trabalho
Mudar é possível

Parte 2 Os sete princípios
Princípio 1: O benefício da felicidade
Princípio 2: O ponto de apoio e a alavanca
Princípio 3: O efeito tetris
Princípio 4: Encontre oportunidades na adversidade
Princípio 5: O círculo do zorro
Princípio 6: A regra dos 20 segundos
Princípio 7: Investimento social

Parte 3 O efeito propagador
Espalhe o benefício da felicidade no trabalho, em casa e por toda a parte

ONDE COMPRAR

O livro “O Jeito Harvard de Ser Feliz” está disponível nos formatos físico e digital em várias livrarias. Quem preferir  comprar online, pode encontrar a obra nos seguintes sites:

RESUMO ONLINE

Aqui vai uma dica para quem adora aplicativos de livros: o app 12 minutos disponibiliza um resumo do livro O Jeito Harvard de Ser Feliz. A versão resumida está disponível em português, nos formatos de áudio e texto. Acho uma boa opção para quem não tem muito tempo de ler um livro na íntegra, mas se interessa por conhecer pelo menos as ideias centrais do autor.

Se esse é o seu caso, recomendo fortemente que você baixe o aplicativo na sua loja e assine a degustação gratuita que dá acesso à toda biblioteca do 12 minutos. Aproveite esse período grátis para ler O Jeito Harvard de Ser Feliz e outras obras de não ficção que estão disponíveis por lá.

Depois volte aqui no Blog do Universitário e me conte o que achou da leitura, combinado? Quero saber a sua opinião!

O TEDx do autor Shawn Achor

Vou deixar aqui embaixo o link do TEDx de sucesso do autor Shawn Achor. Foi assistindo ao vídeo que fiquei mais interessado pela Psicologia Positiva e pela leitura do livro “O Jeito Harvard de Ser Feliz”. Tenho certeza que vocês vão gostar e dar umas boas risadas!