Como Fazer um TCC Rápido

Depois de 4 anos de estudos (ou mais) o estudante universitário ainda tem mais um último desafio a cumprir em sua carreira como graduando: a elaboração do TCC – o que para muitos pode ser a realização científica para outros pode se transformar em um pesadelo sem fim.

O problema é chegar a dois extremos: esquecer a sua vida pessoal ou não se importar com o trabalho de conclusão de curso até os instantes finais; uns escolhem temas batidos e se sentem oprimidos pelo orientador, outros têm projetos megalomaníacos e não conseguem desenvolvê-lo.

Em primeiro lugar: calma. O TCC é um trabalho importante para a sua carreira e deve ser algo que vai lhe dar prazer enquanto é feito. Entrar em parafuso só irá piorar a situação no dia da apresentação do seu trabalho.

É por isso que este artigo irá separar algumas regras valiosas de como fazer um TCC e indicará nortes para que você siga tranquilo até a bancada para garantir a sua nota 10 e a certeza de ter contribuído intelectualmente para a sua área.

Regras da Instituição

Para evitar falhas que farão o seu orientador mandar refazer o seu trabalho, é preciso que você conheça a fundo as regras estabelecidas pela sua faculdade ou universidade sobre a feitura do trabalho. Questões sobre fontes, paginação, orientação do texto entre outras coisas irão fazer você ganhar tempo.

Atenção ao Tempo

prazo tcc

É preciso que você se adeque ao tempo que necessita ter para escrever o seu TCC. Muitos alunos também trabalham e não têm tempo disponível durante a semana. Por isso atenção ao prazo de entrega e encontre brechas entre os seus compromissos para se dedicar a feitura do seu trabalho.

A Escolha do Orientador

Às vezes a escolha de um orientador por afinidade pode atrapalhar o desenvolvimento do seu trabalho. Dê preferência a orientadores mais exigentes ou a orientadores que deem vazão à sua criatividade na hora de criar – é preciso que ele esteja envolvido com o projeto e que seja rigoroso para elevar seu nível.

Fale Sobre Algo que Goste

 Na maioria das vezes a dificuldade que os estudantes mais se deparam é com uma péssima escolha como tema do seu trabalho (geralmente baseado nas áreas em que a instituição tem atuação ou por indicação de professores ou colegas).

O segredo aqui é que falar sobre algo que você goste e tenha intimidade irá lhe dar maior vazão para criar e tornará o seu tempo fazendo o TCC em algo minimamente atrativo, ao invés de algo que você precise criar forças para abrir a página do Word e escrever.

Leia Bastante

leitura tcc

Complemente o seu trabalho com ideias interessantes de outros artigos, procure novas informações dentro do seu tema, que acrescentem em qualidade o seu trabalho – procure na sua instituição de ensino outros trabalhos de formados que possam lhe dar boas ideias.

Normas ABNT

 Talvez a maior dor de cabeça para os estudantes é aliar as regras da faculdade às normas da ABNT e cada detalhe faz toda a diferença na hora da entrega do seu trabalho. Se na hora da revisão você optar por escolher pagar um profissional, questione-o se ele não o pode fazer.

Caso não, preste bastante atenção às normas e revise-o você mesmo cada parte das regras.

Evite o Plágio

É muito fácil cair na tentação de extrair trechos inteiros de outros trabalhos e colar no seu TCC sem prestar a devida citação. Evite fazer isso, além de desrespeitoso com o esforço de outros alunos a maioria das instituições possuem softwares que detectam a porcentagem de plágio presente no trabalho.

E aí gostou das nossas dicas? Atenção ao seu TCC, deixe nos comentários o que achou, compartilhe em suas redes sociais, fique ligado em mais dicas e boa sorte!

Para saber mais acesse: http://comofazerumtccpassoapasso.com/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *